quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ENSINAR, UMA TAREFA DA ORDEM DO IMPOSSÍVEL.

SUBINDO A MONTANHA DO DESEJO

PRIMEIRO ESTÁGIO

    Num primeiro estágio na subida da montanha que pode nos levar a ensinar a todos, somos embalados pelo prazer docente que, induscutivelmente, pode ser grande. Muitos dentre nós curtem o contato com os alunos, sentem-se bem entre colegas e podem ainda estar seguros no contato estável e permanente se forem do ensino público.
    Mas, este prazer não se sustenta por muito tempo.Quando as turmas se sucedem, no seu currículo de docente e o rastro de não ensinagens de alguns ou de muitos alunos , se faz evidente que , se ele for comprometido e responsável, não viverá tirando licença, mas vai tratar de se formar.

SEGUNDO ESTÁGIO

     Ele vai procurar saber o que lhe parece adequado no âmbito da pedagogia e vai procurar conhecer ideias, teorias e práticas sobre o tema. Pensar-se-á, com isto, equipado com o que há de melhor na ciência e na técnica, e provalamente vai ainda deixar de ensinar a uma certa porcetagem de alunos. Porém, vai atribuir seus insucessos a problemas de aprendizagem deles. Mas, se ouviu falar que,desde 1820, Jacotot já havia vislumbrado que todas as inteligências são iguais, vai dar-se conta do seu equívoco,  e vai reformular seu veredicto- é impossível ensinar a todos, pois ele já está apoiado no que julga ser o melhor em matéria de ensino e não consegue.

     Se ele fizer parte da 3ª categoria na classificação de Bretch-
  
           "Há os que lutam um dia e são bons.
            Há os que lutam anos e são melhores ainda.
            Há os que lutam toda a vida.
            Estes são os imprescindíveis".

     Se ele for persistente, obstinado e insastifeito, vai ingressar na terceira etapa da escalada da montanha- a etapa em que não há caminhos conhecidos e na qual tudo é novidade e risco, presidida pela necessidade de invenção a cada um de seus momentos.
    Alguem só chega lá se tiver em sua retaguarda a solidez de conhecimentos cientificos e a fortaleza do pertencimento ao grupo dos que constituem a Escola de Pensamento que elabora tais conhecimentos.

    Ensinar é muito mais do que ciência e arte. Ensinar é esta tarefa impossível que somente a força extraordinária do desejo pode dar conta.

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 LIVRO,Que Letra é Essa?
pág 16. Ester Pillar Grossi

1 comentários:

Léa Marques disse...

Como geempianas que somos, com certeza somos imprescindiveis.... Pois lutamos toda a vida!!!!
Amooooo este texto... Parabéns!!!!

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