domingo, 14 de novembro de 2010

ROTINA GRUPO SABERES

                                                            
                                                                

MEMÓRIA DO DIA ANTERIOR- Professor e alunos conversam sobre como foi a aula do dia anterior.

OBJETIVOS: Desenvolver no aluno a competência/oralidade.verificar se o aluno foi capaz de entender a proposta da aula anterior. Falar o que pensa em grupo ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas,
Pode-se propor ao final o registro por grupo dos assuntos tratados nas aulas do geempa a cada aula a equipe faz um. texto coletivo do assunto debatido. O texto deve ser curto ( de preferência um parágrafo).

 LEITURA COMPARTILHADA - O professor lê todos os dias para os alunos, vários tipos de textos como: notícias, contos, poesias, histórias, fábulas, etc.
Lê por prazer, sem cobrar atividades nenhuma após esta leitura.

OBJETIVOS: Professor enquanto modelo de leitor. Desenvolver no aluno o prazer pela leitura

 AGENDA – escrita no quadro só para que o aluno acompanhe o andamento da aula.

 AGORA VOCÊ LÊ - Atividades de leitura e imprescindível para a alfabetização. Todos os dias os alunos deverão desenvolvê-la. Lembre-se o bom escritor é antes um bom leitor. Deve ser realizada preferencialmente com textos que já sejam do domínio dos alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.

OBJETIVOS: Ler quando ainda não sabe ler (convencionalmente). Ajustar o falado ao escrito. Desenvolver a leitura.

Atividades de leitura: Leitura de ajuste, localizar palavras no texto (iniciar com substantivos) Ordenação de textos (frases, palavras), palavras cruzadas, caça. - palavras, adivinhas, localização de palavras nos textos, roda de leitura, roda de poesia, empréstimo de livros, etc.

É fundamental que intervenções tais como o trabalho com a letra inicial e final das palavras sejam feitas constantemente.
 AGORA VOCÊ ESCREVE - Atividades de escrita , só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. Cópia é uma coisa, produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe (hipótese de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita, junto com o aluno levando o mesmo a refletir sobre seus escritos.

OBJETIVOS: Avançar na reflexão da Língua. Resolver a letra a ser usada (qualidade de letra), quantas letras usar , escrever textos com sentido (inicio, meio e fim), revisar ortografia e gramática, etc.

Atividades de escrita: Propor atividades de escrita com o alfabeto móvel completar textos (lacunas no início ou no final da frase), produção escrita de textos individuais e coletivos (listas, histórias, contos, etc.), reescrita de texto que se sabe de cor, revisão de textos, palavras cruzadas etc.

 ATIVIDADE MÓVEL - Este espaço é para que cada professor trabalhe de acordo com sua turma, jogos, recreação , Artes etc

 ATIVIDADE DE CASA - A atividade de casa é alvo de dúvidas e críticas por parte dos pais e dos professores (ou porque não tem "dever de casa" ou porque tem “dever de casa” demais ou porque “os alunos não fazem o dever”, etc.). O ideal é que a atividade de casa, planejada com antecedência, seja um desafio interessante, difícil, mas possível, que o aluno possa resolver sozinho.

OBJETIVO: Criar o hábito de estudar fora da escola, desenvolver a autonomia e a auto-aprendizagem.
Atividades de casa - Cruzadinha, caça-palavras, empréstimo de livros (6◦ feira trazer na 2◦ feira),



1 comentários:

Maria Paula Cavalcanti disse...

Oláaaa... Obrigada pela visita e por seguir o Ciranda Cirandar! Retribuindo, estou por aqui dando uma olhada... passeando por entre os links!
Sucesso!!! Abraças, Maria Paula :o))

Postar um comentário