segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ATIVIDADE BASEADA NA HISTÓRIA DO PINÓQUIO


             As histórias infantis sempre fizeram parte da proposta didática do GEEMPA, por desempenharem um papel importante no processo de aprendizagem dos alunos.
             O trabalho com histórias é uma atividade que permite o contato com textos escritos por outros. Quando o conteúdo faz parte do imaginário da criança, constitui-se num instrumento importante para compreensão de um dos papéis da escrita, que é a interpretãção da vida através da literarura.
            Como mostrou Bettelheim em "Psicanális dos Contos de Fadas" as histórias, por seu conteúdo metafórico, podem propocionar a elaboração de problemáticas inconscientes nas crianças.
LIVRO PROFESSOR DINOMIR, O GIGANTE , INTRODUÇÃO PÁG 9



  • ACHAMOS QUE A HISTÓRIA DO PINÓQUIO  APRESENTAVA ALGUMAS DRAMÁTICAS. COMO O DESEJO DO PAI ( GEPETO ) DE FAZER DE PINÓQUIO UM MENINO EDUCADO, SUA PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO FOI MANDÁ-LO PARA ESCOLA.
  • AS FUGAS DE PINÓQUIO, NO CAMINHO DA ESCOLA SEMPRE BUSCADO OUTRAS SATISFAÇÕES DE CUNHO  IMEDIATO.
  •  O GRILO FALANTE QUE SEMPRE ESTAVA ALI NO LUGAR DA SUA CONSCIÊNCIA. LEVANDO A REFLETIR SOBRE O CERTO E O ERRADO (figura da mãe pai , ou adulto responsável quando se preocupa verdadeiramente pela criança)
  •  POR ÚLTIMO A PRÓPRIA CONDIÇÃO DE PINÓQUIO QUANDO DEIXA DE IR PRA ESCOLA E VAI AO PAÍS DA ALEGRIA COM OUTRAS CRIANÇAS QUANDO  SE PERCEBEM SE TRANFORMANDO EM  BURROS. ACREDITAMOS QUE AS DRAMÁTICAS APRESENTADAS NA HISTÓRIA SE CONFUNDEM COM AS DAS CRIANÇAS DO PROGRAMA CORREÇÃO DE FLUXO -GEEMPA

2 comentários:

Hannah Assunção disse...

muita boa essa atividade mais eu queria algumas que dessem para fazer com a eucação infantil

Adriana Vignolo disse...

Maravilha!

Postar um comentário