terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SEU COMPORTAMENTO FAZ DIFERENÇA

                                                                               
                                                                            
TEORIA DA AFIRMAÇÃOSomos todos diferentes. Contudo, temos tendências, características que podem nos enquadrar em categorias comportamentais gerais. Embora existam instrumentos de pesquisa específicos para ajudar a revelar suas características pessoais e estabelecer uma categoria para o seu tipo de comportamento e de outras pessoas, sua própria observação do comportamento de outras pessoas geralmente é suficiente para determinar em qual deles você se enquadra.

CATEGORIAS COMPORTAMENTAIS
1. AGRESSIVO
2. NÃO AFIRMATIVO
3. PASSIVO/AGRESSIVO
4. AFIRMATIVO

PERFIL DO PERSONAGEM
“AGRESSIVO”
Indivíduos agressivos exercem os seus direitos, mas tentam tirar o direito dos outros. Adotam uma posição de dominância, tentando humilhar ou rebaixar a outra pessoa. Os agressivos acham que têm de ganhar a todo custo, por isso, a questão em si tem pouca importância, o ganho pessoal é que interessa.
OPINIÕES BÁSICAS
Eu tenho direitos, mas você não”/ “Meus sentimentos são mais importantes que os seus”“Nunca estou errado”/“As pessoas devem fazer o que eu mando”/“Não discuta comigo
ATITUDES TÍPICAS
“Demonstração exagerada de poder”/ “Mãos na cintura, pés separados, firmes, empertigados”“Gestos abruptos, petulante, mandão”/ “Olhar frio e fixo, expressões faciais pesadas”“Tom de voz alto, impertinente, autoritário”
EXPRESSÕES USADAS
“Você tem que ...”/“Porque eu disse ...”/“Seu idiota ...”/“Estou avisando ...”/“Você sempre (nunca) ...”


PERFIL DO PERSONAGEM “NÃO AFIRMATIVO

O indivíduo não afirmativo é oposto do agressivo. Não exerce seus próprios direitos, deixando que os outros o privem desses direitos. Sempre desistem, evitam conflitos, tentam satisfazer a todos, adiam decisões.
OPINIÕES BÁSICAS
“Eu tenho que ser bonzinho”// Não crie problemas, os outros podem não gostar de vocꔓOs outros têm direito, você não”;“Não tenho valor”/“Se não puder dizer algo agradável, não diga
ATITUDES TÍPICASF
alta de autoconfiança, visível em sua postura / Balança muito a cabeça (concordando)Abaixa e desvia os olhos / Mãos nervosas, frias /Tom de voz fraco, manso e hesitante
EXPRESSÕES USADAS“Não posso ...”/“Gostaria ...”/ “Se ao menos eu pudesse ...”/“Nunca conseguirei ...” “Provavelmente deveria ...”


PERFIL DO “PASSIVO/AGRESSIVO

São inicialmente mais difíceis de reconhecer que os “Agressivos” e “Não afirmativos”. Na verdade esse comportamento é uma combinação dos dois. A princípio, esse estilo não é confrontador, indicando “Não afirmação”. No entanto, a agenda oculta é manipular a situação de maneira negativa para tentar, por fim, tomar os direitos de outra pessoa, resultando em um comportamento agressivo.
OPINIÕES BÁSICAS
“Eu pago agora, mas você paga depois”/“Uma sabotagem sutil compensa”“É melhor ser esperto que confrontador”/“Nunca mostre suas cartas”“Não deixem que saibam o que está acontecendo
ATITUDES TÍPICAS
“Estilo petulante, sarcástico’/ “Ar de superioridade”“Postura obscura: mãos e braços constantemente cruzados, como se estivesse dissimulando”“Expressão facial não revela sentimentos verdadeiros”“Tom de voz às vezes inocente, às vezes de advertência”
EXPRESSÕES USADAS
“Bem se é assim que você quer ...” (tom de advertência) “Eu lhe disse ...“ (efeito de repetição)/Como você pode pensar isso...” (inocência)“É óbvio que ele(a) está errado(a)”/ “Quem ... eu?


PERFIL DO PERSONAGEM “AFIRMATIVO/ASSERTIVO

Indivíduos afirmativos exercem seus direitos e encorajam os demais a fazerem o mesmo. Dos quatro comportamentos da teoria da Afirmação, esse modelo é mais equilibrado. Os afirmativos são honestos e demonstram consideração pelos sentimentos e opiniões dos outros..

OPINIÕES BÁSICAS
Eu tenho direitos e os outros também”/“As pessoas merecem o meu respeito”“Posso não ganhar sempre, mas consigo sempre administrar a situação”“É melhor lidar com os problemas quando eles acontecem” /“Erros podem ser corrigidos”
ATITUDES TÍPICAS
“Postura segura/ Demonstra atenção e força ao se comunicar“Utiliza frases na primeira pessoa (eu em vez de você)/“Expressões faciais sinceras, olha nos olhos“Voz firme, bem modulada, não ameaçadora
EXPRESSÕES USADAS
“Quais as nossas opções”/ “Você está certo, eu errei”/ “O que você vai fazer para ...”“Eu prefiro ...” “Quais as questões importantes aqui?”
Algumas atitudes suas, diretores e supervisores, garantirão o desenvolvimento de projetos e ações positivas dentro da escola.PENSE NISSO!

FONTE NET

0 comentários:

Postar um comentário